Suas Crenças Limitadoras + Exercício Para Destruir Barreiras- Por Seth

Os átomos e moléculas da
língua não conhecem a sintaxe da língua que falam.

Quando você começa uma sentença, em geral não tem a menor ideia consciente de como irá terminá-la; contudo, tem fé de que as palavras farão que deseja dizer fluirá sem esforço. Sentido e de que o Tudo isso acontece porque as porções interiores de seu ser atuam espontaneamente, alegremente, livremente. Tudo isso ocorre porque seu eu interior acredita em você, geralmente mesmo quando você não acredita nele. As porções inconscientes de seu ser atuam incrivelmente bem, em geral a despeito da grande incompreensão de sua parte sobre a natureza delas e de suas funções, e diante de fortes interferências que você faz por causa de suas crenças.

Cada pessoa experiência uma realidade única, diferente da de qualquer outro indivíduo. Essa realidade brota da paisagem interior dos pensamentos, sentimentos, expectativas e crenças. Se você acredita que o eu interior trabalha contra você e não por você, atrapalha seu funcionamento — ou melhor, força-o a comportar-se de uma certa forma por causa de suas crenças.

É função da mente consciente fazer julgamentos claros sobre sua posição na realidade física. Muitas vezes, falsas crenças impedem-na de fazê-los, pois as ideias egoisticamente mantidas impedem uma visão clara.

Suas crenças podem ser como cercas que o rodeiam. Você precisa primeiro reconhecer a existência de tais barreiras — precisa vê-las, caso contrário nem irá perceber que não está livre, simplesmente porque não enxergará para além das cercas. (De maneira muito positiva) Elas representarão as barreiras de sua experiência.

Há uma crença, porém, que destrói as barreiras artificiais da percepção, uma crença expansiva que, automaticamente, trespassa ideias falsas e inibidoras.

Agora, separadamente:

O Eu Não É Limitado

Essa afirmação é uma declaração de fato que existe independentemente de sua crença ou descrença nela.

Depois desse conceito vem outro:

O Eu não conhece nem fronteiras nem separações

As que você experimenta são resultado de falsas crenças. Depois vem a ideia que eu já mencionei:

Você Cria Sua Própria Realidade

A fim de compreender a si mesmo e compreender quem você é, pode aprender a experenciar-se diretamente separado de suas crenças sobre si mesmo. 

Peço a cada leitor se sente em silêncio. Feche os olhos. Tente perceber dentro de si as profundas tonalidades sensíveis que mencionei anteriormente (sessão 613, Capítulo Um.) Isso não é difícil de fazer.

O conhecimento que você tem de sua existência irá ajudá-lo a reconhecer seus profundos ritmos interiores. Cada pessoa perceberá esses tons à sua própria maneira, portanto não se preocupe com o que vocês devem sentir. Simplesmente diga a si próprio que elas existem, que são compostos das grandes energias de seu ser feito carne.

Depois, abandone-se à experiência. Se estiver familiarizado com termos como meditação, tente esquecer o termo durante este processo. Não use qualquer nome.

Livre-se de conceitos, experiencie seu próprio ser e o movimento de sua própria vitalidade. Não questione: "Isto está certo? Estou fazendo da maneira correta?

Estou sentindo o que devo sentir?" Este é o primeiro exercício do livro. Você não deve usar o critério de outras pessoas. Não existem padrões — apenas seus próprios sentimentos. Não há recomendação de limite de tempo. A experiência deve ser agradável.

Aceite o que acontecer como unicamente seu. O exercício irá colocá-lo em contato com você mesmo. Irá fazê-lo retornar para si mesmo. Sempre que estiver nervoso ou aborrecido, pare um instante para perceber esta tonalidade sensível dentro de você, e descobrirá que entrou em seu próprio ser e está seguro.

Quando tiver feito este exercício várias vezes, sinta esses ritmos profundos saindo de você em todas as direções, como na verdade acontece. Eles irradiam-se eletromagneticamente te de seu ser físico e, de maneiras que eu espero explicar mais tarde, formam o ambiente que você conhece, ao mesmo tempo em que formam sua imagem física.

Eu lhe disse que o eu não é limitado; contudo, certamente você acha que seu eu acaba onde sua pele se encontra com o espaço, que você está dentro de sua pele. Ponto final. Seu ambiente, entretanto, é uma extensão de seu eu. E o corpo de sua experiência, unido à forma física. O eu interior forma os objetos que você conhece, tão certa e automaticamente como forma seu dedo ou seu olho.

Seu ambiente é o quadro físico de seus pensamentos, emoções e crenças tornados visíveis. Uma vez que seus pensamentos, emoções através do espaço e do tempo, você afeta condições físicas separadas de você. 

Considere a espetacular estrutura de seu corpo simplesmente do ponto de vista físico. Você o percebe como sólido, como percebe toda matéria física; contudo, quanto mais a matéria é explorada, mais óbvio se torna que dentro dela a energia toma formas específicas (a forma de órgãos, células, moléculas, átomos, elétrons), cada uma menos física que a anterior, cada uma combinando-se em misteriosa unidade (gestalt) para formar este corpo.

Os átomos dentro de seu corpo giram. Há comoção e atividade constantes. A carne que parecia tão sólida acaba sendo composta de partículas que se movem rapidamente — em geral orbitando se mutuamente - com grandes trocas de energia ocorrendo continuamente.

A substância, o espaço fora de seu corpo, é composto dos mesmos elementos, mas em proporções diferentes. Há um intercâmbio físico constante entre a estrutura que você chama de seu corpo e o espaço fora dele: interações químicas, trocas básicas sem as quais a vida como você a conhece não seria possível.

Segurar a respiração é morrer. A respiração, que representa a mais íntima mais necessária de suas sensações físicas, precisa fluir daquilo que você é, passando para o mundo que parece não ser você. Fisicamente, porções de você deixam seu corpo constantemente e misturam-se aos elementos. Você sabe o que acontece quando a adrenalina é liberada por meio dos vasos sanguíneos. Ela o excita e prepara-o para a ação. Mas, de outras formas, a adrenalina não permanece simplesmente em seu corpo. Ela é lançada ao ar e afeta a atmosfera, embora transformada.

Qualquer de suas emoções libera hormônios, mas elas mesma forma que sua respiração; podemos, então, dizer você libera substancias químicas no ar que, por sua vez, o afetam.

As tempestades físicas, portanto, são causadas por essas interações. Estou lhe dizendo mais uma vez que você forma sua própria realidade, e isso inclui o clima físico, que é o resultado, en masse, de suas reações individuais.

Tratarei mais especificamente deste ponto mais tarde. (Uma nota acrescentada mais tarde: Seth o faz - no Capítulo Dezoito.) Você está em existência física para aprender e compreender que sua energia, traduzida a sentimentos, pensamentos e emoções, cria toda a experiência. Não há exceções.

Uma vez que você compreenda isso, terá apenas que aprender a examinar a Natureza de suas crenças, pois elas automaticamente o farão sentir e pensar de certas formas. Suas emoções seguem suas crenças, e não o contrário. Gostaria que você reconhecesse suas próprias crenças em várias áreas. É preciso que compreenda que qualquer ideia que aceite como verdade é uma crença que você tem. Precisa, portanto, dar o próximo passo e dizer: “Não é necessariamente verdade, embora eu acredite nisso." Você aprenderá, desconsiderar todas as crenças que impliquem em limitações básicas.

Mais tarde trataremos de algumas das razões de suas crenças, mas neste ponto quero que você simplesmente as reconheça. Vou mencionar algumas crenças falsas limitadoras. Se você concordar com qualquer uma delas, reconheça que é uma área na qual deve trabalhar pessoalmente.

1. A vida é um vale de lágrimas.

2. O corpo é inferior. Como um veículo da alma, ele é automaticamente degradado, maculado.


Você pode sentir que a carne é inerentemente má e pecadora, que seus apetites são errados. Os cristãos podem achar o corpo deplorável, pensando que a alma desce nele—"descida" significando, automaticamente, a mudança de uma condição mais elevada ou melhor para uma pior.

Os seguidores de religiões orientais em geral sentem que é seu dever, também, negar a carne, elevar-se acima dela, por assim dizer, para um estado onde nada é desejado. (O "vazio", no Taoismo, por exemplo.) Usando um vocabulário diferente, eles ainda acreditam que a experiência terrena não é desejável em si.

3. sou impotente diante das circunstancias que não posso controlar

4. sou impotente porque minha personalidade e caráter foram formados na infância e estou a mercê do meu passado.

5. Sou impotente porque estou à mercê de eventos de vidas passadas, em outras encarnações, sobre as quais não tenho controle agora. Devo ser punido, ou estou punindo a mim mesmo por maldades feitas a outros em vidas passadas. Devo aceitar os aspectos negativos de minha vida por causa de meu carma.


6. As pessoas são basicamente más, e dispostas a me prejudicar.

7. Eu tenho a verdade, e ninguém mais. Ou: meu grupo tem a verdade e nenhum outro grupo a tem.

8. Ficarei mais frágil, mais doente e perderei meus poderes ao envelhecer

9. Minha existência depende de minha experiência na carne. Quando meu corpo morre, minha consciência morre comigo.


Ora, essa foi uma lista um tanto generalizada de falsas crenças. Agora, eis uma lista mais específica de crenças mais íntimas, sendo que você poderá ter qualquer uma delas a respeito de si mesmo

1. Sou doente e sempre o fui.

2. Há algo errado a respeito de dinheiro. As pessoas que o têm são gananciosas, menos espirituais do que as que são pobres. Elas são mais infelizes e são esnobes.

3. Não sou criativo.
4. Não tenho imaginação.

Próxima: Nunca posso fazer o que desejo.

Próxima: As pessoas Próxima: Sou gordo. não gostam de mim.

("Essa seria número 6.")

E 7: Sempre tive má sorte

Muita gente tem essas crenças. As pessoas que acreditam nelas irão experienciá-las. Os dados físicos sempre parecerão reforçar as crenças, mas foram as crenças que formaram a realidade. Vamos tentar derrubar esses conceitos limitadores.

Primeiro, você precisa entender que ninguém pode mudar suas crenças para você, nem podem elas ser impostas a você de fora. Você pode verdadeiramente mudá-las por si mesmo, entretanto, com conhecimento e diligência.

Olhe ao seu redor. Todo o seu ambiente físico é a materialização de suas crenças. Seu sentido de alegria, de tristeza, de saúde ou doença - tudo isso é causado por suas crenças. Se você acredita que uma certa situação deve torná-lo infeliz, é isso que ela fará, e a infelicidade então reforçará a condição.

Dentro de você está a habilidade de mudar suas ideias sobre a realidade e sobre você mesmo, de criar uma experiência pessoal de vida que seja satisfatória para você e para os outros. Gostaria que você escrevesse suas crenças sobre si mesmo, tomando consciência delas. Mais tarde poderá usar esta lista de uma forma que nem suspeita no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário